PDA/FIEMS promove curso sobre SST na era do eSocial em Naviraí


Publicado em 23/9/2016 pelo

site da FIEMS

.

Acontece nesta sexta (23) o curso ?Como fazer gestão de SST (Saúde e Segurança no Trabalho) na era do eSocial?, realizado pela FIEMS em Naviraí – MS. Trata-se de uma contextualização do que é o eSocial e seus impactos na gestão da SST dentro das empresas, bem como demonstra boas práticas e ações da indústria para elevar a própria competitividade.

O eSocial é um projeto do governo federal que deverá unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, garantindo assim os direitos previdenciários e trabalhistas, simplificando o cumprimento de obrigações e aprimorando a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais.

O curso destacou os pontos de atenção relacionados à gestão de SST para o cumprimento das obrigações previstas, a fim de minimizar riscos de criar passivos trabalhistas e previdenciários. Além disso, alerta as indústrias quanto à necessidade de que as empresas prestadoras de serviços também cumpram os requisitos do eSocial em relação a seus funcionários. “O eSocial, aparentemente, veio para ficar. Então, existem duas opções frente a uma lei: ou a cumprimos, ou não. Se não cumprirmos, estaremos sujeitos a sanções”, explicou o instrutor Gustavo Werner.

A gestora do PDA de Mato Grosso do Sul, Aline de Paula Cardoso ressaltou a participação da indústria nas discussões desta nova exigência, deixando claro o papel da indústria na gestão das pessoas e para organizar essa área, porque, com o associativismo, as empresas podem participar de uma forma mais efetiva da discussão do assunto.

O PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo) é uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), em parceria com a FIEMS e o Sebrae.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de parceiros.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.