FIEMG – Minas Gerais adere à atuação articulada
Publicada em 9/8/2016 pelo
site da FIEMG
.
A FIEMG está adotando o Modelo de Atuação Articulada entre as Áreas Sindical e de Mercado do Sistema Indústria. Um documento criado pela CNI junto com as federações estabelece parâmetros para a relação entre sindicatos, áreas sindicais e áreas de mercado, com o objetivo de ampliar a oferta de soluções do Sistema às indústrias e estimular o associativismo. Para a Assessora de Relações Sindicais do Sistema FIEMG, Maria Rita Santana, as indústrias serão as principais beneficiadas.
?Mais indústrias conhecerão o portfólio de soluções do Sistema. A atuação articulada busca entender as necessidades das empresas e oferecer soluções adequadas?, diz.
A especialista da Gerência Executiva de Desenvolvimento Associativo (GEDA), Diana Neri, se reuniu no dia 08/08 com os envolvidos para alinhamento da implantação do modelo e para capacitação. Ela explica que a partir do momento em que se cria um modelo de atuação articulada é possível potencializar a abrangência do Sistema Indústria, uma vez que as ações e os objetivos dos dois são complementares quanto à oferta de produtos e de serviços às empresas.
Neri também salientou que o novo modelo vai privilegiar as Micro e Pequenas Empresas (MPE?s), que muitas vezes, não têm escala para atender às suas demandas. ?Por meio da associação, as pequenas empresas poderão acessar mais cursos ou serviços tecnológicos?, exemplifica.
O modelo representa uma experiência inovadora de integração entre áreas e a adesão ao novo modelo é uma decisão voluntária dos estados. O piloto foi realizado em Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Bahia e Paraná com a orientação e o apoio da GEDA e da Unidade de Relações com o Mercado (UniMercado) da CNI. Em Minas, o modelo será implementado inicialmente no Sindibebidas, Siprocimg, Sip, Sindimov-MG, Sindijoias e Sindivest-MG. Posteriormente, os demais sindicatos poderão aderir ao modelo.