Três ouros colocam o SENAI de Mato Grosso no pódio da educação profissional
A seletiva na ocupação Jardinagem e Paisagismo foi realizada em Cuiabá
?Quando entrei no SENAI eu era um jovem sem rumo, direção, objetivo, hoje posso dizer que tenho um sonho, uma meta, e a vontade necessária para lutar por ela?, diz Matheus Cardoso da Silva, 19 anos. Matheus e o estudante Luiz Antônio Souza Lima Junior, 19 anos, ambos do
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
, conquistaram o ouro na ocupação de Jardinagem e Paisagismo da seletiva da WorldSkills.
Matheus e Luiz, juntamente com a dupla mato-grossense da ocupação de Construção de Moldes para Concreto e o trio de Manufatura Integrada passam, a partir de agora, a compor a equipe que será treinada para representar o Brasil no torneio mundial de profissões técnicas em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
A seletiva para a WorldSkills na ocupação de Jardinagem e Paisagismo ocorreu em Cuiabá, na Escola SENAI da Construção. Em segundo lugar ficou a dupla de São Paulo, composta pelos estudantes André Luiz Fernandes e Elias Antônio Pires Junior e, em terceiro, a equipe de Minas Gerais com Gustavo William Alves Fernandes e Mathaus Morais. Os vencedores seguem na competição e serão testados periodicamente para garantir a evolução dentro da prova e a superação dos próprios limites.
?É quase que inexplicável pensar no que a gente passou para chegar até aqui. Desde 2013 tentando uma oportunidade e agora subo ao pódio para receber o ouro. Estou tão grato por tudo isso?, contou Junior, ainda emocionado com o resultado da seletiva. Para ele, a palavra chave que define a competição é superação. ?Erramos e corrigimos inúmeras vezes até acertar, sempre buscando o nosso melhor. Agora é dedicação integral para trazer mais um ouro para o Brasil”.
Matheus disse que chegou a pensar em desistir, mas o apoio que recebeu do amigo e colega de prova fez com que ele continuasse. ?Eu já estou há 5 anos no SENAI, realizando os mais diversos cursos, essa é minha segunda casa, minha família, nos ajudamos em tudo?, contou. Para ele, o momento é de foco total no objetivo de ir para Abu Dhabi. ?É uma responsabilidade muito grande e temos de repensar tudo nos mínimos detalhes, não podemos deixar escapar esse sonho das nossas mãos?.
Para o avaliador Fábio Silva, a ocupação é uma das mais completas e difíceis da seletiva, pois agrupa seis outras grandes áreas: paisagismo, elétrica, hidráulica, alvenaria, pavimentação e marcenaria. ?Esse é o resultado de muito esforço, dedicação e trabalho, que permitiu com que eles pudessem colocar em prática, durante a prova, tudo que tinham aprendido e edificar o jardim mais bonito da competição. Agora é construir mais um capítulo glorioso nessa história e eles estão prontos para a próxima etapa?, afirmou.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (
FIEMT
), Jandir Milan, destacou o trabalho realizado pela instituição considerada por cinco vezes consecutivas a melhor do país. ?É um orgulho e uma honra ver o talento e a performance dos nossos estudantes. Imagine o potencial de um jovem como este ao ajudar a indústria e o Estado a crescer? Esta é a educação que nós acreditamos, forjada em valores, em atitude, em audácia e na vontade de crescer e fazer a diferença?, finalizou.
VEJA COMO FOI A COMPETIÇÃO –
Acesse a galeria de fotos da FIEMT e veja como foi a
competição
e a
premiação
da seletiva para a WorldSkills, em Cuiabá.
Por Caroline Pilz Pinnow da FIEMT
Foto: Divulgação / FIEMT
Para a
Agência CNI de Notícias