Estudantes do SENAI na reta final da seletiva WorldSkills em Belém
São 20 horas de provas que testam diferentes níveis e habilidades de conhecimento
O grau elevado acirrou a competição entre os candidatos no último dia de provas da seletiva para WorldSkills, em Belém. O estudante mineiro Leandro Carvalho e o estudante paulista João Paulo das Silva passaram por avaliações práticas em maquinário no
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
no Centro de Desenvolvimento da Amazônia (CEDAM). Eles disputam vaga na categoria Manutenção de Veículos Pesados e um deles poderá representar o Brasil na maior competição de educação profissional, a WorldSkills, em Abu Dhabi, em 2017.
Para alcançar o pódio na representação da categoria, os competidores passam por uma bateria de 20 horas de provas, que testam diferentes níveis e habilidades de conhecimento.
Para Leandro, um dos desafios é integrar diferentes conhecimentos na categoria: ?As atividades são bastante complicadas e demandam um empenho físico e psicológico. Além disso, é preciso não só ter domínio técnico como também organizacional. Elementos como planejamento, segurança no trabalho e meio ambiente exigem uma visão ampla do mercado, que será cobrada na competição em 2017,? conta.
Para João Paulo, os exames já demonstram de perto o que ocorrerá em Abu Dhabi: ?Tem sido bem difícil, do jeito que eu esperava. Para mim, o maior desafio é o tempo. Sendo assim, o planejamento das tarefas é essencial para um bom desempenho nas provas. Assim consigo organizar cada instante e otimizar o tempo?, diz.
No último dia de prova, os jovens são avaliados em 6 horas de prova para mostrar qualificações em manuseio de sistemas hidráulicos numa retroescavadeira e desenvolver aptidões técnicas de gerenciamento eletrônico de motor numa caminhonete modelo S10. O resultado do vencedor será divulgado nesta sexta-feira (12) na unidade do SENAI / CEDAM.
Texto e foto: FIEPA
Para a
Agência CNI de Notícias