FIEPE – Empresários participam de PDA sobre exportação


Publicada em 22/6/2016 pelo

site da FIEPE

.

Como se preparar para o mercado internacional? Esse foi o tema do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) realizado ontem, 21/6, na FIEPE. Voltada para empresários da indústria, a capacitação teve como instrutor o especialista em Negócios Internacionais, Sérgio Pereira. Com vasta experiência em comércio exterior, o professor, que também é consultor, palestrante e autor de artigos publicados na imprensa especializada, orientou os participantes sobre como se preparar para ultrapassar fronteiras e depender menos do mercado brasileiro.

?No início do processo de internacionalização, por exemplo, é recomendado selecionar um número reduzido de itens. O melhor é começar com os que já estejam consolidados no mercado interno e apresentem melhores performances de produção?, explicou. O programa contemplou conceito e características da internacionalização, diagnóstico da empresa e do produto e, ainda, pontos de atenção para o aumento da competitividade internacional, como inovação e sustentabilidade. ?Tivemos um público formado, em sua maioria, por empresários que não têm muita experiência com internacionalização, mas com muita disposição para experimentar?, completou.

O próximo PDA na sede da FIEPE está previsto para o dia 21 de julho e será sobre negociação coletiva. Nas regionais, os encontros acontecerão dias 19 de julho, em Araripina, abordando o tema ?Como pagar menos tributos??, e no dia seguinte em Petrolina, discutindo acerca da gestão de Saúde e Segurança no Trabalho na era do eSocial.

Sobre o PDA

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é um instrumento da CNI e das Federações de Indústria para fortalecer a representação sindical empresarial, a fim de aprimorar sua atuação na defesa de um ambiente de negócios favorável à competitividade da Indústria.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de parceiros.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.