Especialistas discutem como atrair investimentos em tempos de crise


O objetivo do evento é garantir uma estratégia única do setor público e privado para atrair investimentos estrangeiros

Até quarta-feira (27), representantes de agências estaduais de fomento, secretarias de estado, órgãos federais e de federações das indústrias participam de um

workshop

em Brasília, com foco na atração de investimentos. Palestras, estudos de casos e sessões de perguntas e respostas fazem parte da programação. Em pauta, as tendências do investimento estrangeiro direto, competitividade, estratégias, atrações de empresas multinacionais, dentre outros temas.

Na abertura do evento, nesta segunda-feira (25), um dos debates foi sobre a promoção de investimentos em tempos de crise. Para o gerente de investimentos da

UK Trade and Investment Agency (UKTI)

, Marcone Siqueira, mesmo com o cenário difícil, o Brasil é um mercado gigante e, com isso, o investimento de longo prazo pode ser uma boa mensagem para os investidores.

A agência de investimentos UKTI, do Reino Unido, atua em 27 países e tem escritórios em várias capitais brasileiras. Siqueira explica que, neste momento, o ideal é focar nas vantagens que torna o Brasil um país bom para se investir, apesar da crise. Ouça:


O analista de Políticas e Indústria da

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

, Felipe Spaniol, lembra também que existem estratégias consolidadas para garantir investimentos em situações de crise. ?Uma opção é procurar aqueles investidores que já estão no país, que começaram a implantação de uma fábrica, por exemplo, e garantir que esse investidor, que já estava interessado, se mantenha e amplie os investimentos?, diz.

O evento é realizado pela CNI, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (

ApexBrasil

), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Câmara de Comércio Exterior (

Camex

), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (

MDIC

) e a Agência Nacional de Comércio Exterior e Investimento da Coreia do Sul (Kotra).

Por Sirlei Pires

Foto: José Paulo Laerda

Da

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de parceiros.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.