FIERN – Consultor destaca em curso a importância de SST no eSocial

Publicada em 31/03/2016 pela

FIERN

.

O PDA-FIERN/CNI (Programa de Desenvolvimento Associativo) realizou nesta quinta-feira, 31, no Espaço Cultural Candinha Bezerra, na Casa da Indústria, o curso ?Como fazer gestão de SST na era do eSocial??. Ministrado pelo consultor e gestor do Instituto SESI de Inovação em Longevidade e Produtividade (SESI-Paraná), Rodrigo Meister de Almeida, o curso foi destinado a empresários do setor industrial, engenheiros e gestores de SST de empresas industriais.

O diretor da Federação das Indústrias e presidente do Sindicafé, Heyder Dantas, abriu o evento em nome do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales. Ele deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância da capacitação profissional, principalmente em momentos de crise como o atual, em que o setor industrial é obrigado a ganhar produtividade e competitividade.

O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. O Curso apresentou os principais aspectos do eSocial e seus impactos para as indústrias, destacando pontos de atenção relacionados à gestão do cumprimento das obrigações de SST e incentivando a ação coletiva para buscar a modernização da legislação trabalhista e previdenciária

O consultor Rodrigo Meister de Almeida afirmou, durante o curso, que a exigência das empresas aderirem ao eSocial pode ajudar na melhoria da gestão na saúde e segurança do trabalho. As empresas precisarão ter, explicou, um sistema de comunicação e gerenciamento de dados que funcione de forma efetiva e poderá usar isso para se capitalizar e valorizar os avanços destas áreas.

?É um momento de uma grande reorganização da área de gestão de pessoas e da saúde e segurança no trabalho. As empresas vão ter que adotar métodos de interação entre os Recursos Humanos, a Medicina e a Engenharia de Segurança. Isso tem o lado positivo, porque poderão visualizar o impacto na economia e na gestão e avaliar qual o ganho da em fazer um gerenciamento adequado desses setores?, disse o consultor.

Ele afirmou que outro aspecto que não deve ser negligenciado é a participação no debate sobre a aplicação do eSocial. ?Estamos com uma representação de sindicatos empresarias que certamente defenderão mudanças em alguns aspectos que a indústria não concorda por estarem sendo abordados ou estariam sendo abordado de forma técnica imprecisa?, reforçou.

Segundo Rodrigo Meister a área de saúde e segurança está entre as principais do eSocial. ?No eSocial, 25% envolver saúde e segurança no trabalho?, informou. Ele também ressaltou a participação da indústria nas discussões desta nova exigência. ?Deixamos claro o papel da indústria na gestão das pessoas e para organizar essa área, porque, com o associativismo, as empresas podem participar de uma forma mais efetiva da discussão do assunto?.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

• REPRESENTATIVIDADE

Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

• COMPETITIVIDADE

Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de parceiros.

• PRODUTIVIDADE

Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

• QUALIDADE DE VIDA

Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.