FIEMG – Boas práticas sindicais são destaque em encontro na FIEMG
Publicada em 17/03/2016 pela
FIEMG.
A troca de experiências entre os sindicatos patronais e o estreitamento dos laços entre seus representantes foram os principais temas do ?Bate-Papo Sindical? promovido pela Confederação Nacional da Indústria, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), e a FIEMG, na sede da Federação, no dia 16/03. Durante o evento, o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Minas Gerais (Sindirepa ? MG) e o Sindicato da Indústria Química do Ceará apresentaram para seus pares bons exemplos de práticas de gestão sindical.
“O Bate-papo é uma resposta do PDA para melhorar o relacionamento entre os sindicatos, aproximando seus líderes e executivos. A ideia é fazer desse projeto um incentivo à inovação nos sindicatos e também um canal para a divulgação do Catálogo de Boas Práticas Sindicais”, afirma Camilla Cavalcanti, gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI.
O presidente do Sindirepa, Carlos Ramon Melo, relatou que por muito tempo a instituição enfrentou dificuldades devido à falta de informação dos empresários do setor sobre a atuação sindical. Segundo ele, foi feito um trabalho para levar mais conhecimento aos empreendedores e, além disso, envolver os empresários.
?Nosso sindicato é basicamente formado por micro e pequenas empresas. Muitas vezes é complicado levar informação aos empresários, uma vez que a estrutura das empresas é rudimentar. Entretanto, divulgando conhecimento para os dirigentes e para seus contadores, que são os responsáveis pelo pagamento da contribuição sindical, conseguimos elevar o nosso número de associados,? conta.
Já o mandatário do sindicato químico do Ceará, Marcos Antônio Ferreira, ressaltou o trabalho feito para aproximar os vários setores que compõe a instituição. ?Para melhorar as relações entre nossos associados que são de áreas muito diferentes como cosméticos e veterinária, por exemplo, criamos várias subdiretorias. Além de reforçar o trabalho feito pelas diretorias de relações institucionais, a de inovação e a de assuntos regulatórios?, pontuou.
Bate-papo sindical
A ação promovida na FIEMG é o piloto de outros 51 encontros que ainda ocorrerão ao longo do ano pelo Brasil. Cada federação de indústria que realizará o bate-papo indica um sindicato local para apresentar suas práticas. A CNI convida, por sua vez, convida outro sindicato, que deve ser de outro estado e setor. Além dos casos de sucesso dos sindicatos convidados, o mediador do encontro também acrescenta outras experiências que possam enriquecer o debate.
Cada encontro terá foco em uma dos temas relacionados à atuação dos sindicatos: defesa de interesses, negociação coletiva, gestão sindical, e, por fim, prestação de serviços às empresas. Ainda está previsto mais um encontro com sindicatos mineiros em data a ser definida.