Ganhar produtividade é fator essencial para superar a crise
O que a produtividade tem a ver com a crise? É isso que os internautas que participaram da
enquete nas redes sociais
da Confederação Nacional da Indústria (
CNI
) querem saber. A busca por um desempenho melhor deve ser uma constante no dia a dia de todas as empresas, independentemente do cenário econômico. Entretanto, as crises costumam ser oportunidades para rever processos e formas de produzir. Mais do que nunca, as companhias precisam analisar suas rotinas, identificar desperdícios e implementar soluções criativas para aprimorar a produção e ganhar eficiência. A análise é fundamental para garantir que a empresa se fortaleça para conseguir atravessar a crise e esteja mais preparada no momento da retomada da economia.
É possível fazer isso no curto prazo e sem grandes investimentos, como demonstrou o programa Indústria+Produtiva, desenvolvido pela CNI em parceria com o
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
. O projeto provou que, reorganizando o chão de fábrica, estabelecendo padrões para etapas de fabricação e eliminando desperdícios de tempo e esforço, as empresas conseguiram, em média, 54% de aumento de produtividade e redução de 14% no custo. Ganham as empresas, com a ampliação da capacidade de produção, a melhoria da qualidade dos produtos e a adequação aos prazos. Ganham os trabalhadores, com a melhoria da qualidade de vida no trabalho, graças a soluções de ergonomia e à redução de esforços desnecessários.