Bahia e Paraná sediarão pilotos do Modelo de Atuação Articulada
Publicada em 15/2/2016 pela GDA.
As Federações de Indústria da Bahia e do Paraná foram escolhidas entre as 14 que se candidataram a participar da experiência-piloto de implantação do Modelo de Atuação Articulada entre as Áreas Sindical e de Mercado do Sistema Indústria. O Modelo, que estabelece parâmetros para a relação entre sindicatos, áreas sindicais e áreas de mercado na oferta de soluções às indústrias, foi lançado em novembro de 2015, durante a 10ª edição do ENAI.
A escolha das Federações tomou por base critérios definidos pela Gerência de Desenvolvimento Associativo e pela Unidade de Relações com o Mercado, que desenvolveram conjuntamente o Modelo e que coordenarão o projeto na CNI. Para a gerente de Desenvolvimento Associativo, Camilla Cavalcanti, “os estados participantes reúnem os atributos necessários para o piloto, na medida em que apresentam realidades diversas que trarão uma maior riqueza de insumos para eventuais ajustes no Modelo”.
O primeiro passo para a implantação será a realização de uma reunião de abertura com a participação dos gerentes de Desenvolvimento Associativo e de Relações com o Mercado da CNI e dos diretores de Federação, SESI, SENAI e IEL em cada estado participante. Na reunião, serão apresentados os principais aspectos do Modelo e as estratégias a serem adotadas no processo de implantação. Além disso, deverá ser assinado, na ocasião, um Termo de Compromisso formalizando a participação do estado no projeto.
Segundo o gerente-executivo de Relações com o Mercado, Paulo Henrique Batista Freitas, “a implantação do Modelo potencializará a abrangência do Sistema Indústria, uma vez que as ações e os objetivos das áreas envolvidas são complementares quanto à oferta de produtos e de serviços às empresas”.