Empresários começam 2016 mais pessimistas do que em 2015

Os empresários brasileiros continuam pessimistas com as condições atuais e futuras da economia e das empresas. O

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI)

ficou em 36,5 pontos em janeiro. O valor é 7,9 pontos  inferior ao registrado no mesmo mês de 2015 e está 18,4 pontos abaixo da média histórica, que é de 54,9 pontos, informa a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (18) pela

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

. O ICEI varia de zero a cem pontos. Quanto mais abaixo de 50 pontos maior e mais disseminado é o pessimismo.

“Infelizmente, 2016 começa com a confiança do empresário  muito baixa, e isso não contribuirá para a recuperação da economia. Os empresários estão esperando notícias boas, como o ajuste fiscal e a conciliação política do país, para acreditar na retomada do  crescimento e voltar a investir”, afirma o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.  A confiança do empresário é um indicador importante porque antecipa tendências de investimentos. Empresários pessimistas com o desempenho atual e futuro das empresas e da economia reduzem ou suspendem os investimentos. Sem investimentos, a produção e o emprego não crescem, agravando as dificuldades da economia.

De acordo com a pesquisa, a confiança é menor entre os empresários da construção. Nesse setor, o ICEI ficou em 35,1 pontos, abaixo do índice nacional. Na indústria extrativa, o indicador alcançou 44 pontos e, na de transformação, 36,4 pontos. Nas pequenas empresas o ICEI ficou em 35,1 pontos, também abaixo do índice nacional. Nas grandes empresas, foi de 37,6 pontos e, nas médias, de 35,5 pontos.

Esta edição do ICEI foi feita com 2.772 empresas entre 4 e 13 de janeiro. Dessas, 1.084 são pequenas, 1.063 são médias e 625 são de grande porte.


SAIBA MAIS

– Acesse a página do

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI)

para conhecer os detalhes da pesquisa.

Por Verene Wolke

Vídeo: José Paulo Lacerda

Da

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de parceiros.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.