FIRJAN faz balanço da atuação em 2015 e apresenta novidades para o próximo ano
Mais de 200 líderes sindicais e empresariais do estado do Rio se reuniram no almoço de encerramento das atividades 2015 da FIRJAN, que apresentou as ações promovidas pela Federação ao longo do ano, e também as novidades para 2016.
O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, anunciou que no próximo ano será lançado o novo Mapa do Desenvolvimento. O documento funciona como uma bússola para as ações que a FIRJAN realiza em benefício da indústria e do desenvolvimento econômico do estado do Rio.
Eduardo Eugenio, explicou que a primeira edição do documento (2006-2015) chegou em um momento de esvaziamento da economia fluminense, e deu uma fundamental contribuição para a retomada verificada nos anos seguintes.
“Temos a convicção de que o Mapa do Desenvolvimento 2016 será, mais uma vez, um dos pilares no momento da retomada da economia fluminense, marcando um novo ciclo de crescimento”, destacou.
Indústria mais qualificada
Durante o encontro foi anunciado o novo Programa de Qualificação Setorial do SENAI para 2016, que expandirá a oferta de capacitação para a indústria fluminense. A reformulação do programa foi elaborada com a participação dos sindicatos associados.
O presidente da FIRJAN pontuou que o novo programa diversifica a oferta de cursos e atende a mais setores industriais: “Vamos ampliar a abrangência, ao buscar maior capacitação para o trabalhador de hoje e também para o trabalhador de amanhã, incluindo cursos mais sofisticados. Estamos atentos aos novos desafios da indústria fluminense”.
Para os sindicatos industriais, o novo Programa de Qualificação Setorial do SENAI vai permitir a formação e aperfeiçoamento de profissionais de acordo com as necessidades das empresas associadas.