Agenda da MEI ganha espaço em seminário internacional sobre inovação no Congresso Nacional

Pedro Passos


?Estamos num momento de montar um novo ciclo que não é mais o de substituição de importações, proteção e defesa de fronteiras, mas no sentido de se inserir internacionalmente, se aproximando dos grandes núcleos dinâmicos. Não adianta ficarmos apenas presos ao Mercosul? – Pedro Passos

A primeira edição do seminário internacional

Estratégias legislativas para o investimento privado em ciência, tecnologia e inovação

reuniu parlamentares, empresários e especialistas no Congresso Nacional para debater mecanismos de incentivos, legislativos e institucionais, a fim de estimular o investimento privado em ciência e tecnologia na indústria brasileira. O evento foi organizado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal (CCT/SF) e pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados (CCTCI/CD), com apoio da

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

e da

Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)

.

Dos painéis propostos para o seminário, participaram, por exemplo, representantes da Tsinghua University da China, US Council on Competitiveness e Argonne National Laboratory/DoE dos Estados Unidos e Fraunhofer Liaison Office Brazil da Alemanha. Do lado empresarial, havia pelo menos dez integrantes da MEI, entre eles representantes da IBM, GE, TOTVS, HT Micron, Grupo Ultra e Embraer. Para o co-fundador e sócio da Natura, Pedro Passos, o Brasil precisa investir no aprimoramento de padrão internacional tecnológico parta poder competir lá fora. ?Estamos num momento de montar um novo ciclo que não é mais o de substituição de importações, proteção e defesa de fronteiras, mas no sentido de se inserir internacionalmente, se aproximando dos grandes núcleos dinâmicos. Não adianta ficarmos apenas presos ao Mercosul?, avaliou.

De acordo com o superintendente do IEL Nacional, Paulo Mól, o seminário foi um passo fundamental de estreitamento de diálogo do setor empresarial com o parlamento. ?Desde 2008 nós fortalecemos a interlocução com os ministérios setoriais de ciência, tecnologia e inovação e agora estamos cada vez mais próximos do Congresso. Nas duas casas, tanto no Senado quanto na Câmara, existem as comissões que tratam especificamente do tema. Essa evolução é fundamental para fazermos da inovação uma agenda de país?, defendeu Paulo Mól.


CÓDIGO NACIONAL APROVADO

– O evento foi encerrado no mesmo dia em que horas mais tarde o plenário do Senado aprovou o PLC 77/2015 ? projeto de lei que institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que agora segue para sanção presidencial. O projeto é defendido pela MEI – grupo criado e coordenado pela CNI para propor políticas pela inovação e aumento do gasto privado em pesquisa e desenvolvimento e altera a Lei de Inovação (10.973/2014) ao adequar diretrizes que estimulam investimentos, trabalhos conjuntos entre universidades e empresas e que agilizam a realização de projetos ao desburocratizar processos de compra, de financiamento e parcerias.

Por Rafael Monaco

Foto: Miguel Ângelo

Da

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de parceiros.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.