Alunos do SENAI Amazonas conquistam bronze na seletiva para o mundial de profissões
As seletivas acontecem em 26 estados e no Distrito Federal
A dupla de alunos do
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
Amazonas, Maurício Cardoso e Wildes Paixão, conquistou a medalha de bronze na ocupação Mecatrônica, durante a seletiva para o Worldskills 2017, a maior disputa mundial de profissões que acontece em 2017, nos Emirados Árabes Unidos. A disputa na Escola Gustavo Paiva, em Maceió, reuniu duplas de dez departamentos regionais do SENAI e de institutos federais.
O primeiro lugar na ocupação industrial de mecatrônica foi conquistado pelos gaúchos Gustavo Andreola e Lucas Tochetto, e o segundo lugar, pela dupla baiana Ariel Andrade e Gabriel Silva. Os amazonenses demonstraram entrosamento no trabalho de programar e montar uma linha de produção automatizada. Maurício foi responsável pela programação do sistema de controle da máquina. A montagem ficou por conta de Wildes que tornou possível a comunicação do sistema de controle com os equipamentos da bancada.
De acordo com o avaliador e instrutor que treinou a dupla amazonense, Marcos Lima, a disputa foi acirrada, com algumas dificuldades, como a falta de tempo para concluir os módulos e a finalização, com a simulação de uma linha de montagem industrial, destacando-se estes como os principais empecilhos dos competidores do SENAI Amazonas para a conquista do ouro.
?A medalha de bronze significa uma trajetória de ouro em minha vida no crescimento profissional e pessoal. Sinto que ao longo do período de treinamentos e da competição me transformei numa pessoa mais entrosada, organizada e um especialista no que faço?, declarou o competidor Wildes Paixão.
Para Maurício, o grande prêmio foi conquistado no decorrer dos nove meses de preparação para a Olimpíada do Conhecimento, e a entrega da medalha em Maceió veio para fechar o ciclo de intenso estudo e aprendizagem desta competição. ?Todo esforço de treinamento para participar desta Seletiva WorldSkills foi reconhecido ao recebermos a medalha de bronze. O SENAI foi casa e escola para mim, pois dentro das salas de aula e do laboratório de mecatrônica me tornei um melhor cidadão e um grande profissional pronto para encarar os desafios do mercado de trabalho?, disse o programador.
A mecatrônica é uma atividade industrial complexa que envolve tecnologias mecânica, eletrônica e computacional, uma ocupação que tem bastante demanda no mercado de trabalho da capital amazonense. O SENAI atende a este segmento com a oferta do curso técnico em mecatrônica na Escola Antônio Simões, unidade que qualifica profissionais para a indústria eletroeletrônica do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Da FIEAM
Foto: Cristiano Costa
Para a
Agência CNI de Notícias