Brasil busca oportunidades na maior feira de alimentos da Ásia
A feira chinesa tem quase 3 mil expositores e deve receber 66 mil visitantes
A SIAL China, realizada em Xangai, é a principal porta de entrada para o atraente mercado de alimentos na Ásia. Uma delegação composta por 43 representantes de 29 empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas participa da feira para encontrar parcerias comerciais e oportunidades de exportar para mercados asiáticos. O grupo é liderado pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (
Rede CIN
), coordenada pela
Confederação Nacional da Indústria (CNI)
, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (
Sebrae
).
A missão, articulada pelo CIN de São Paulo, atende especialmente empresas que estão iniciando o processo de internacionalização e estão atentas às oportunidades do mercado chinês. Em visitas técnicas e palestras com especialistas, gestores e empreendedores estão conhecendo as exigências aos produtos importados, os preços, concorrentes, preferências e oportunidades de inovação, tanto para exportação quando para melhorar o desempenho da empresa no Brasil.
O grupo foi recebido pela cônsul-geral do Brasil em Xangai, Ana Cândida Perez, e pelo cônsul comercial, Paulo Neto, que apresentaram um resumo sobre o perfil comercial da China e principais características na negociação com os chineses.
Nessa quarta-feira (04), a delegação conheceu o funcionamento da Zona de Livre Comércio de Xangai e se reuniu com representantes do China Council for the Promotion of International Trade Shanghai, a agência de promoção de negócios e indústrias da cidade. Lá, os empresários obtiveram detalhes de como funciona a atração de investimentos e parcerias comerciais. A ocasião também permitiu encontros comerciais com representantes de indústrias chinesas do setor de bebidas e alimentos.
INOVAÇÃO –
Nesta edição, a SIAL China conta com mais de 2,9 mil expositores distribuídos em 11 pavilhões e 126 mil metros quadrados. A expectativa da organização espera receber 66 mil visitantes. Um dos destaques do salão é o estande Inovação SIAL 2016, que expõe os 45 produtos mais inovadores da edição. Entre eles, há um brasileiro: os
cookies
sem açúcar e sem glúten, da empresa Vitao, do Paraná.
Por Ariadne Sakkis
Foto: Ludmila Carvalho / CNI