Brasileiros fecham 2015 mais pessimistas com o emprego, mostra pesquisa da CNI

O

Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC)

voltou a cair e alcançou 96,3 pontos em dezembro. O indicador é 1,3% menor do que o de novembro e 11,8% inferior os registrado em dezembro de 2014, mostra a pesquisa divulgada pela

Confederação Nacional da Indústria (CNI

) nesta segunda-feira (14). Desde janeiro de 2015, o INEC está abaixo da média histórica, que é de 109,6 pontos. “A manutenção do pessimismo explica a fraca demanda em 2015 e indica perspectivas de manutenção desse cenário em 2016”, observa a CNI.

A queda na confiança dos consumidores é resultado, especialmente, do aumento do pessimismo sobre o mercado de trabalho nos próximos seis meses. O índice de expectativa em relação ao desemprego caiu 8,2% e o renda pessoal recuou 1,7% na comparação com novembro. Quanto maior a queda do indicador, maior é o número de pessoas que espera o aumento do desemprego e a queda da renda pessoal.

O economista da CNI Marcelo Azevedo explica os impactos da queda da confiança do consumir sobre a economia. Ouça:


A pesquisa da CNI mostra ainda que os indicadores de expectativas sobre o endividamento e a situação financeira também recuaram. Isso significa que os brasileiros preveem a piora da  situação financeira e o aumento das dívidas nos próximos seis meses.

Feito em parceria com o Ibope Inteligência, o INEC deste mês ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios, entre os dias 4 e 7 de dezembro.

Por Verene Wolke

Da

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de parceiros.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.