Confiança do consumidor cai 1,1%, mostra pesquisa da CNI
Depois de quatro meses consecutivos de alta, o
Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC)
caiu para 103,2 pontos em novembro. O valor é 1,1% menor do que o de outubro e está 5,2% abaixo da média histórica, de 108,8 pontos. A queda na confiança dos brasileiros é resultado, especialmente, do aumento do pessimismo em relação à evolução dos preços, informa a pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 25 de novembro, pela
Confederação Nacional da Indústria (CNI)
.
O índice de expectativa de inflação caiu 5,6% em novembro frente a outubro. O indicador de expectativas sobre o desemprego diminuiu 0,8%, o de renda pessoal recuou 2,6% e o de situação financeira teve queda da 1,7% neste mês em relação a outubro. Quanto menor os índices de expectativa, maior é o número de pessoas que espera o aumento da inflação e do desemprego, a piora da renda pessoal e que percebe piora da situação financeira.
ALERTA PARA A ECONOMIA
– “A queda do INEC acende um sinal amarelo para a recuperação da economia, porque a confiança é importante para o aumento da demanda. Se a confiança do consumidor continuar caindo, não haverá crescimento do consumo”, afirma o economista da CNI Marcelo Azevedo. O crescimento do consumo é decisivo para a retomada da produção e do emprego.
Mesmo assim, os brasileiros estão mais propensos a fazer compras de maior valor. O indicador de expectativas de compra de bens de maior valor, como carros, móveis e eletrônicos, aumentou 2,0% em novembro frente a outubro. Mas está 0,2% abaixo do registrado em novembro de 2015. “A proximidade das festas de fim de ano e o 13º salário têm grande influência nesse resultado”, avalia Azevedo. Segundo ele, embora os consumidores estejam dispostos a gastar parte do 13º salário, a intenção de compras neste ano é menor do que a de 2015.
SAIBA MAIS
– Acesse a página do
Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC)
para conhecer todos os detalhes do estudo.
Por Verene Wolke
Da
Agência CNI de Notícias