Confiança dos empresários fluminenses atinge pior nível da série histórica
Sem sinais claros de recuperação da economia brasileira, os empresários fluminenses seguem pessimistas. É o que aponta o Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (ICEI-RJ), que registrou o pessimismo dos empresários pelo 22º mês consecutivo.
De acordo com o ICEI-RJ, em janeiro a confiança dos industriais atingiu o pior nível (32,7 pontos) da série histórica, iniciada há 10 anos. A percepção está alinhada à nacional: o ICEI-BR ficou em 36,0 pontos.
Jonathas Goulart, especialista em Desenvolvimento Econômico da Federação, explica que o quadro é resultado da potencialização da crise política instalada no país, além da falta de ações efetivas para a melhora do ambiente de negócios.
“Além da instabilidade na conjuntura política, falta perspectiva de recuperação da economia. Faz-se necessário implantar o ajuste fiscal, e, como o governo não demonstra força para fazê-lo, os empresários ficam reticentes com a retomada do crescimento”, explica.
O ICEI-RJ mostra uma queda expressiva nas perspectivas do Número de Empregados para a indústria (37,6). Da mesma forma, houve deterioração da expectativa por Demanda por Produtos Industriais (39,9) e Compra de Matéria-Prima (39,7).
A Sondagem Industrial indica ainda uma piora na percepção da conjuntura econômica atual do país, do estado e também empresas, analisada pelo indicador Condições Atuais (24,8 pontos).