Desenvolvimento de construções sustentáveis crescem no Brasil
A indústria da construção é o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva gerando consideráveis impactos ambientais, isto é o que apontam dados do Conselho Internacional da Construção – CIB. Para minimizar estes impactos e reduzir a utilização de recursos naturais, o investimento em projetos arquitetônicos sustentáveis tem expandido a cada ano no mundo.
As construções sustentáveis são desenvolvidas apoiadas em um planejamento estratégico minucioso, que irá definir na escolha dos materiais – desde a composição da estrutura até o revestimento – que não agridam ao meio ambiente. Dentre os requisitos principais estão a redução do consumo de energia, o aproveitamento dos recursos naturais disponíveis, como luminosidade naturais e ventilação ao invés de ar condicionado e iluminação artificial durante o dia, maior controle e economia de água, conforto térmico e acústico, a utilização de madeiras reflorestadas, entre outras, garantindo sofisticação e originalidade.
A procura por energias alternativas tem sido um dos meios mais utilizados para a economizar na conta de luz, uma delas é a energia solar. O Brasil tem grande potencial de radiação solar, a região menos ensolarada do país é 40% maior do que na região mais ensolarada da Alemanha, por exemplo, que é um dos líderes no uso de energia fotovoltaica.