Empresas fluminenses recebem prêmio MPE Brasil 2015
A etapa estadual do MPE Brasil 2015 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, contou com cinco vencedoras: Fumajet, Lumman Calçados e Sports, Celso Jacob Consultoria, Brava Training e Doinet. A iniciativa reconhece as empresas que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade.
Angela Costa, vice-presidente da FIRJAN, destacou a importância das MPEs para a indústria. “Esse prêmio fomenta a conscientização das micro e pequenas empresas para trabalharem por uma gestão eficiente. Nesse momento difícil da economia é preciso que as organizações se organizem, inovem e incrementem seu potencial”, declarou Angela, também presidente do Conselho Empresarial de Gestão Estratégica para Competitividade da FIRJAN e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RJ.
Premiação
Na categoria Indústria venceu a Fumajet, que desenvolve soluções tecnológicas para pragas e epidemias. A companhia também foi premiada no quesito Destaque Inovação. “Esse reconhecimento dá credibilidade porque vem do mercado. É uma iniciativa que comprova a seriedade, organização e adoção de processos eficazes dentro da empresa, itens fundamentais para crescermos”, afirmou Marcius da Costa, presidente da Fumajet.
Na categoria Serviços a vencedora foi a Celso Jacob Consultoria, especializada na área contábil e financeira. “Nós já havíamos recebido o prêmio em 2012. Isso contribuiu para modificarmos nossa forma de pensar e estimulou a implantação de uma nova postura”, disse Rosangela Batista Leite, proprietária da empresa.
Também duplamente premiada, a Lumman Calçados e Sports, do município de Três Rios, foi condecorada nas categorias Comércio e Destaque Responsabilidade Social. Leonardo Miguel Resende, presidente da empresa, destacou o resultado como fruto de processos que envolvem governança: “O prêmio vem demonstrar que estamos no caminho certo. Nós podemos ser pequenos em estrutura, mas temos que ser grandes em mentalidade”.
As empresas Brava Training foi condecorada em Educação, e a Doinet foi a vencedora na categoria Tecnologia da Informação.
O evento incluiu ainda uma palestra ministrada por Alexandre dos Reis, diretor executivo de Operações da FIRJAN, com o tema Resiliência com Foco nos Resultados. Na apresentação, Reis abordou a resiliência no mundo corporativo e a importância do tema para as organizações.
Também participaram do evento José Eduardo Alves da Costa, representante do Grupo Gerdau; Evandro Peçanha, diretor do Sebrae-RJ; Luiz Bergamini, coordenador do Programa Qualidade Rio; e Irani Varela, diretor do Movimento Brasil Competitivo.
A premiação aconteceu em 9 de dezembro, na sede do Sistema FIRJAN. O evento foi promovido pelo Sebrae, Grupo Gerdau e pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), com o apoio da FIRJAN na etapa fluminense.