Especialistas apontam integração e conectividade como o futuro da infraestrutura das cidades


O conceito de Modelagem da Informação da Construção, ou Bulding Information Modeling (BIM), em inglês, já é realidade para o setor da construção civil, estimulando a cadeia produtiva desta indústria a repensar seus processos de projeto, planejamento, gestão e produção. A plataforma tecnológica BIM, que dá suporte a esse novo modelo de concepção, foi apresentada para um auditório formado por empresas e profissionais da área no evento Autodesk BIM Leadership Tour 2016, que integra as ações da parceria SENAI Rio e AutoDesk.


Especialistas do setor debateram o futuro da indústria da construção, apresentando como grandes revoluções a integração e a conectividade na elaboração de projetos, seja de empreendimentos imobiliários ou de cidades inteiras. “Projetistas estão concebendo as edificações e a infraestrutura de forma virtual. O BIM permite fazer simulações no projeto para que seja possível visualizar o comportamento das construções, integrando-as e melhorando a tomada de decisões”, explicou Ricardo Cardial, especialista Técnico da AEC da Autodesk.


Para Gustavo Brito, engenheiro de Sistemas da Andrade Gutierrez, essa é a forma mais eficiente para a construção civil. “Conseguir enxergar o que vem pela frente e poder se planejar melhor é uma forma de agregar valor, reduzir custos e mostrar para o cliente que podemos fazer mais, com preço e prazos melhores”, explicou.


Thiago Peva Costa, diretor da Conen Infraestrutura Urbana, já percebe os efeitos positivos dessas transformações. “A metodologia está bem à frente do que o mercado trabalha hoje; é mais dinâmica e participativa entre os técnicos, melhora planejamento, prazo, custo e integração, sem falar que estamos estudando oferecer produtos pós-projetos, gerando novas oportunidades de negócios”, destacou.

BIM é estratégico para Construção Civil


Promovido pela Autodesk, em parceria com o Sistema FIRJAN por meio do SENAI, o evento consolida a parceria entre a Federação e a empresa de tecnologia. “O modelo original do BIM Tour é voltado para as grandes capitais do Brasil. Aqui no Rio, por conta dessa parceria com a FIRJAN, surgiu a oportunidade de replicar para o interior, junto do BIM Truck (Unidade Móvel BIM), para apresentar a tecnologia e disseminar a plataforma”, destacou Carlos Alejandro Cárdenas, gerente de Território do Espírito Santo e do Rio de Janeiro da Autodesk.


O evento faz parte da estratégia da Federação de apoiar o setor na implementação do BIM. "Nosso foco de atuação é elevar a produtividade da Construção Civil. Definimos como estratégia industrializar o processo de construção, fomentando o uso da plataforma BIM. Estamos vivendo um momento de recessão, mas é agora que devemos coordenar nossas ações setoriais e somar competências entre as instituições, para que as empresas se organizem e estejam preparadas para a retomada do crescimento”, analisou Roberto da Cunha, especialista de Relacionamento Setorial da Construção Civil do Sistema FIRJAN.


O Autodesk BIM Leadership Tour 2016 vai percorrer todos os oito municípios do interior por que passou ou que está prevista a passagem da Unidade Móvel BIM do SENAI, inaugurada em 2015 para oferecer cursos para as empresas e os profissionais da indústria. O SENAI oferece, de forma regular, um programa de capacitação composto por diferentes cursos relacionados às diferentes dimensões da tecnologia BIM na unidade Cinelândia. 


As próximas cidades a receber o BIM Truck serão Campos dos Goytacazes (junho), Itaperuna (julho), Volta Redonda (agosto), Niterói (setembro), Duque de Caxias (outubro) e Petrópolis (novembro).  


O evento aconteceu em 1º de junho, na sede da Federação.


Para saber mais informações sobre os cursos do SENAI Rio, clique aqui ou ligue para 0800 0231 231 ou 4002 0231.

Conheça as ações do Sistema FIRJAN para o setor de Construção Civil

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de parceiros.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.