Exposição do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas chega a Recife
Antes de chegar a Recife, a mostra passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba
O
Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
desembarcou, nesta terça-feira (27), na cidade natal do artista que dá nome à premiação. Recife é o último destino a receber a fase
itinerante
do projeto. As obras de Berna Reale, Gê Orthof (DF), Grupo EmpreZa (GO), Nicolás Robbio (SP) e Virgínia de Medeiros (BA) podem ser vistas no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) até 27 de novembro. No museu também estão expostas algumas
obras
da homenageada dessa edição, a artista Amelia Toledo.
O visitante poderá conhecer ainda o projeto de
curadoria
vencedor da 5ª edição do prêmio: a mostra ?Zona de Perigo?, do goiano Divino Sobral, que tem trabalhos de 12 artistas brasileiros com suas visões sobre criminalidade, violência, segurança e justiça. ?Essa mostra nasceu de um processo de pesquisa premiado. A ideia é fazer pensar sobre que direito tem um homem de culpar e de matar o outro?, explica Sobral.
Antes de chegar a Recife, a mostra passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. Para o brasiliense Gê Orthof, é de extrema importância a oportunidade de mostrar os trabalhos em diferentes cidades. ?Essa edição do Prêmio mostrou uma produção do país como um todo. Colocar isso em circulação pelas capitais é único e serve de incentivo para outros artistas?, afirma. A artista Berna Reale também se empolga quando o assunto é levar as obras a diferentes lugares do Brasil. ?O Prêmio Marcantonio Vilaça só nos incentiva a continuar. A achar que ainda vale a pena fazer arte neste país?Ouça:
O PRÊMIO
? O Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é uma iniciativa da
Confederação Nacional da Indústria (CNI)
, do
Serviço Social da Indústria (SESI)
e do S
erviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
. A ideia é promover a integração das artes em suas diversas manifestações e fortalecer os acervos públicos brasileiros. Em outubro será lançada a sexta edição do Prêmio.
Para o superintendente do SESI de Pernambuco, Nilo Simões, estimular a arte contemporânea é fundamental. ?Os artistas também aprovam essa iniciativa porque traz abertura de mercado e novos conhecimentos. A arte está inserida na economia?, finaliza.
FOTOS DA EXPOSIÇÃO
? Veja como foi a abertura da exposição em Recife. As fotos estão no
Flickr da CNI
.
QUER VISITAR? VEJA OS DIAS E HORÁRIOS:
Mostra do 5º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
Local: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) – Rua da Aurora, 265, Boa Vista ? Recife
Período: 28/09 a 27/11/2016
Horários: terça a sexta-feira ? das 12h às 18h
Sábados e domingos ? das 13h às 17h
ENTRADA GRATUITA
Por Sirlei Pires, de Recife
Foto: José Paulo Lacerda/CNI
Da
Agência CNI de Notícias