FIEAC – FIEAC orienta a como fazer gestão de SST na era do eSocial


Publicada em 20/04/2016 pela FIEAC.

A fim de contextualizar o que é o eSocial e seus impactos na gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (SST) dentro das empresas, bem como demonstrar boas práticas e ações da indústria para elevar a própria competitividade, a FIEAC realizou, durante toda esta terça-feira, 19 de abril, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), o curso “Como fazer gestão de SST na era do eSocial?”. O PDA é uma iniciativa da CNI, em parceria com as federações de indústria e Sebrae.

Empresários, contadores e profissionais de Recursos Humanos participaram em peso da capacitação – realizada na Sala de Reuniões da Presidência -, que buscou nivelar informações e transferir conhecimentos a respeito da mudança para a fiscalização eletrônica.     Neste novo cenário, as empresas é que terão que informar quais práticas de SST elas adotam, sendo avaliado, posteriormente, se essas informações estão em conformidade.

Logo, o curso destacou os pontos de atenção relacionados à gestão de SST para o cumprimento das obrigações previstas, a fim de minimizar riscos de criar passivos trabalhistas e previdenciários. Além disso, alerta as indústrias quanto à necessidade de que as empresas prestadoras de serviços também cumpram os requisitos do eSocial em relação a seus funcionários. “O eSocial, aparentemente, veio para ficar. Então, existem duas opções frente a uma lei: ou a cumprimos, ou não. Se não a cumprirmos, estaremos sujeitos a sanções”, explicou o instrutor João Carlos Victória.

O curso reforçou, ainda, a importância das empresas poderem contar com o apoio de seus sindicatos para que estejam mais bem preparadas para a implantação do eSocial. “O associativismo é uma forma de as empresas estarem mais bem colocadas diante das ameaças externas”, frisou Victória. O contador Marcelo Augusto Jorge comenta que o mais comum é as empresas enxergarem SST como uma despesa, e não investimento. “Apesar de ser um pouco caro, SST é um investimento, vale a pena e surtirá efeito no futuro”, declarou.

Já para o empresário do ramo de movelaria José Aloísio Gomes de Araújo, o eSocial é uma ferramenta que veio para somar e trazer conforto no que se refere à segurança no trabalho. “O curso trouxe para nós, empresários, uma maneira diferente de ver o SST. Falta colocarmos em prática o que nos está sendo oferecido nessa capacitação e fazermos uma implantação real do que existe em SST nas nossas empresas”, finalizou.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de parceiros.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.