FIEB – FIEB realiza Encontro de Presidentes de Sindicatos
Publicada em 04/05/2016 pela
FIEB
.
Debater a visão de futuro do Sistema FIEB, contribuindo para o planejamento estratégico da entidade para o período 2017-2018. Com esse objetivo, líderes de sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) participaram nesta terça-feira, 03.05, do Encontro de Presidentes de Sindicatos, realizado na sede da Federação.
O presidente da FIEB, Ricardo Alban, ressaltou a importância da participação dos líderes sindicais. ?A FIEB é uma entidade de representação de classe e, se a classe não for proativa e propositiva, não conseguiremos fazer uma representação de acordo com a real necessidade?, pontuou.
No encontro, executivos do Sistema FIEB apresentaram as diretrizes do SESI, SENAI e IEL para os próximos anos. O diretor executivo da FIEB, Vladson Menezes, ressaltou que a instituição atuará cada vez mais na defesa de interesses da indústria, e apresentou ações realizadas neste sentido, nos âmbitos nacional, estadual e municipal.
O superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI-BA), Armando Neto, falou sobre os serviços oferecidos nas áreas de Segurança e Saúde no Trabalho e Educação. Nesta última área, o SESI tem como desafios ampliar os atendimentos do Ensino Básico Articulado com Educação Profissional (EBEP) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As linhas de atuação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA) em Desenvolvimento de Carreiras e Desenvolvimento Empresarial foram apresentadas pelo superintendente da instituição, Evandro Mazo. O executivo também abordou as novas soluções que estão sendo desenvolvidas pela entidade, a exemplo dos serviços de orientação de carreiras, voltado para o desenvolvimento profissional de estudantes; e de geração de negócios, com objetivo de facilitar acordos comerciais por meio de encontros empresariais customizados.
Já o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-BA), Luis Alberto Breda, além de apresentar os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo SENAI, destacou a construção das novas unidades regionais e de centros de formação profissional no interior do estado, voltados para a vocação industrial de cada região.
Já o diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI, Leone Peter Andrade, abordou a evolução do SENAI Cimatec (Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia), que integra a oferta de ensino profissional e superior com a prestação de serviços técnicos, pesquisa tecnológica e projetos de inovação de alto impacto. Leone destacou, ainda, o projeto do Cimatec Industrial, que vai receber testes de protótipos e plantas pilotos, contribuindo para o desenvolvimento industrial do país.