FIEB – Oficina apresenta técnicas para negociação coletiva
Publicada em 06/04/2016 pela
FIEB
.
As técnicas para a condução da negociação coletiva e as etapas deste processo foram apresentadas durante a oficina Praticando a negociação coletiva, realizada nesta terça-feira, 05.04, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).
Com o objetivo de fortalecer a atuação dos sindicatos patronais nas relações trabalhistas, a oficina foi ministrada pela advogada trabalhista e consultora da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Cely Soares, que orientou os participantes sobre as questões legais e apresentou estratégias de negociação para presidentes, dirigentes e executivos de sindicatos industriais baianos.
?A falta desta estrutura técnica pode resultar em um desequilíbrio na negociação, o que pode gerar prejuízos para as empresas. O empresário precisa elevar o seu nível de capacitação para estar numa negociação equilibrada?, destacou a consultora da CNI.
Na oficina, os participantes tiveram a chance de colocar em prática conhecimentos e técnicas durante uma simulação de negociação coletiva. O exercício envolveu análise de cenário, definição de estratégias e discussão da pauta de reivindicação.
?Essa capacitação trouxe informações sobre aspectos legais e também sobre as técnicas abordadas, a forma de se conduzir, como se portar. Esse conhecimento me dá força e segurança para conduzir a negociação deste ano?, avaliou Jaime Lorenzo, presidente do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias e Marcenarias de Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas, Camaçari, Dias D`Ávila, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Valença (Sindiscam).
A iniciativa deu início à programação voltada para líderes e executivos, dentro das ações do PDA em 2016. O programa é uma parceria da FIEB com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o objetivo fortalecer a representação empresarial e estimular o associativismo.
Além da capacitação para líderes e executivos sindicais, as atividades do PDA incluem também ações para empresários. Em 2015, mais de 1.500 pessoas participaram dos 50 cursos oferecidos em Salvador e no interior do estado.