FIEMG – FIEMG ajuda empresas a exportar


Publicada em 22/03/2016 pela

FIEMG

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O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA/ARS Assessoria de Relações Sindicais ? FIEMG) em parceria com o Sebrae realizou no dia 22/03, na antiga sede da FIEMG, o curso ?Como se preparar para o Mercado Internacional?, tendo como convidada para ministrar o evento à consultora Luciana Travejo.

A capacitação é voltada para as empresas que ainda não atuam no mercado internacional, com ênfase nos passos iniciais da internacionalização. O treinamento ficou a cargo da equipe do Centro de Negócios Internacionais da FIEMG, que trabalha para abrir novos mercados e apoiar os processos de exportação das empresas mineiras.

Segundo a Luciana, a internacionalização é um processo com resultados há médio e longo prazo, que começam a aparecer em cerca de um ano, dependendo da complexidade do produto. Para quem vai iniciar a empreitada, as orientações iniciais são importantes, para que o começo seja assertivo. ?Com o mercado interno em crise e o dólar em alta, as empresas que estão exportando, estão se mantendo no mercado?, diz.

A consultora ainda apresentou as principais oportunidades e desafios para a internacionalização de micro e pequenas empresas industriais. ?Existe um pensamento equivocado de que somente as grandes empresas podem exportar. Se é uma pequena indústria, a estratégica deve estar alinhada com sua capacidade produtiva?, diz.

Ela também ressaltou a importância da atuação coletiva para a criação de um ambiente favorável à expansão no mercado externo. ?Hoje existem oportunidades e subsídios que facilitam e auxiliam as pequenas?, diz.

Para a especialista, as exportações devem ser perenes. ?É uma estratégia de longo prazo. A empresa exportadora oportunista, que pensa em exportar apenas durante a crise do mercado interno não sobrevive nos mercados. Os clientes internacionais buscam parceiros de longo prazo?, assegura.

Consultora da CNI, Lucimara Trevejo é especialista em internacionalização de empresas e mestre em Administração pela FGV. Possui 24 anos de experiência corporativa na área internacional, sobretudo na promoção de produtos brasileiros no exterior e na abertura de novos mercados para as áreas de importação e exportação. Atuou em empresas dos setores têxtil, metalúrgico e da construção civil, dentre elas Fibra S.A. (grupo Vicunha), Têxtil Tabacow, Duratex e Deca.

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