FIEMG – Sindicatos filiados à FIEMG são escolhidos para compor Catálogo de Boas Práticas Sindicais
Publicada em 17/12/2015 pela FIEMG.
O Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento de Minas Gerais (Siprocimg) e o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas/MG) ambos filiadas à FIEMG, tiveram boas práticas escolhidas para integrar a 1ª edição do Catálogo de Boas Práticas Sindicais, organizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI).
A iniciativa tem como objetivo reconhecer e disseminar práticas inovadoras de sindicatos industriais nas seguintes categorias: defesa de interesses, gestão sindical, negociação coletiva, comunicação, entre outras.
O projeto do Siprocimg, ?Redução do ICMS sobre produtos de cimento?, foi enquadrado na categoria ?Defesa de Interesses? por apresentar aos seus associados melhores condições para a produção e comercialização dos seus produtos, gerando competitividade.
Segundo Lúcio Silva, presidente do Siprocimg, a ideia foi sempre a busca pelo interesse coletivo. ?Entendemos que o associativismo nada mais é do que a busca pelo interesse coletivo. Estamos sempre atentos aos gargalos e situações que carecem de uma atenção maior junto às empresas associadas para que seja um objetivo do sindicato?, afirma Lúcio.
Indo no mesmo objetivo do interesse coletivo, o Sindbebidas/MG buscou, com o seu projeto de comunicação ?Banco de Dados Segmentado? uma proximidade maior com as indústrias representadas, parceiros e imprensa, transformando o sindicato em uma fonte segura com seu programa de informação.
O superintendente executivo do Sindbebidas/MG, Cristiano Lamêgo, afirmou que o segmento de bebidas é muito heterogêneo e por isso, o compromisso do sindicato perante as empresas, é de ser uma fonte segura de informação e compromisso.
?Criamos um banco de dados dentro do Outlook para concentrarmos nossas informações e diversificando o assunto para que seja relevante, aproximando filiados e associados. Tomamos todo o cuidado, pois o mercado é muito diversificado e com vários tipos de informação?, afirma Lamêgo, responsável pelo projeto.
A missão do Catálogo de Boas Práticas Sindicais é reconhecer e disseminar práticas inovadoras de sindicatos industriais gerando um banco de conhecimento com práticas que possam servir de insumo para iniciativas de formação de líderes e executivos sindicais, além de estimular o compartilhamento de outras boas práticas ainda não mapeadas, melhorando a imagem dos sindicatos perante a sociedade ao divulgar aspectos positivos da sua atuação.