FIEMS – FIEMS promove curso sobre NRs para empresas em Naviraí
Publicada em 07/04/2016 pela
FIEMS
.
Os principais aspectos das Normas Regulamentadoras de SST (Saúde e Segurança no Trabalho) foram os assuntos abordados pelo consultor Augusto Gouvêa Dourado, nesta quinta-feira (07/04), no CISS (Centro Integrado Sesi Senai) de Naviraí (MS), durante o curso Como Lidar com as NR´S que mais impactam a indústria?, realizado pela CNI e Fiems, no âmbito do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo).
O curso levou aos empresários informações também sobre a contextualização da SST, explicando porque tem ganhado cada vez mais relevância para o governo e para a gestão das indústrias, além de descrever os atores que participam da formulação de políticas públicas de SST ? entre os representantes do setor industrial indicados pela CNI ? e o passo a passo da elaboração e revisão das Normas Regulamentadoras.
Durante o curso, Augusto Dourado também apresentou um panorama das Normas Regulamentadoras das NRs 5, 6, 7, 9, 12, 15, 16, 18, 24 e 35, destacando os aspectos mais fiscalizados dessas NRs e aqueles que costumam gerar dúvidas ou interpretações ambíguas, tais como finalidade, procedimentos para adequação, impactos financeiros do descumprimento, status da norma, entre outros temas.
Para Augusto Dourado, mestre em Química e especialista em administrarão, existe certo grau de dúvida em relação a NR 12. “As dúvidas em relação a Norma Regulamentadora nº 12, sobre máquinas e equipamentos, e que varia de região para região, é a mais abordada pelos participantes”, explica. Augusto Dourado destaca que as empresas têm aderido a essa iniciativa da CNI, por intermédio do PDA. “A receptividade tem sido muito boa por parte das empresas nos aspectos gerais, mas ainda há falta de conhecimento nos detalhes e, nesse sentido, é muito importante esclarecer as dúvidas”, comenta Dourado.
Já a gestora do PDA de Mato Grosso do Sul, Aline Cardoso, ressaltou a participação de empresários e colaboradores diretamente ligados à atividade industrial. ?É importante a presença dos empresários para estar se informando e ampliando seu conhecimento sobre as normas e, também, sobre as exigências da OIT (Organização Internacional do Trabalho)?, falou.