FIEMT – Simno e FIEMT realizam em Colniza curso gratuito para indústria diminuir custo com a energia elétrica
Publicada em 18/04/2016 pela
FIEMT
.
A energia elétrica é um dos insumos que mais oneram a atividade industrial no Brasil, e com o último aumento de 7,58% aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no início do mês, a indústria mato-grossense precisa de alternativas para se manter competitiva. Em busca de soluções, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) realizarão nesta terça-feira (19/04), em Colniza, o curso ?Como reduzir o custo com a energia elétrica??. Direcionada aos empresários do setor industrial, a capacitação é gratuita e será às 14h na Avenida dos Pinhais, nº 381, Centro.
Durante o curso, os participantes vão analisar a conta de energia elétrica, realizarão simulações para auxiliá-los a reproduzir o que a concessionária cobra, projetar novas condições tarifárias e conhecer soluções para a redução dos custos. Também será ensinado a agir coletivamente em defesa de tarifas mais competitivas. O engenheiro eletricista e consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fabio Dias, ministrará a capacitação em quatro horas. Segundo ele, a indústria precisa ter consciência exata daquilo que se paga para, então, encontrar alternativas para reduzir o custo com a energia elétrica.
?A partir do momento que se sabe aquilo que se paga, é possível trabalhar em cima da conta de energia e buscar redução. O primeiro passo é o entendimento da conta e, a partir disso, apresentamos algumas alternativas de redução da conta de energia. Uma delas, e muito importante, é a questão de eficiência energética. Outra alternativa que também vem se mostrando bastante interessante para a indústria é a compra de energia no mercado livre, com custos muito atraentes. Essas são duas opções que comentaremos no curso e que vem trazendo resultados positivos para a indústria em termo de redução da conta de energia?, disse o consultor.
Essa é a primeira capacitação do ano em Colniza pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) ? uma iniciativa da CNI, desenvolvida por meio do projeto ?Associa Indústria?, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As inscrições para o curso são gratuitas e devem ser realizadas pelo formulário online. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (66)3566-1698 ou pelo e-mail: pda.ueda@fiemt.com.br.
?Já realizamos este curso em Juína e, como foi muito positivo para as indústrias, agora estamos levando para a região de Colniza e Guariba. É um curso muito importante porque este custo tem um impacto muito grande para formação do preço da nossa madeira. Qualquer empresa, por menor que seja, tem um custo de pelo menos R$ 4 mil ao mês com energia, e há as que pagam acima de R$ 100 mil. Então, é um valor significativo. Esperamos que os empresários da região aproveitem bem esta grande oportunidade?, disse o presidente do Simno, Roberto Rios.
PALESTRANTE
? Fábio Dias é engenheiro eletricista graduado pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É sócio-gerente de uma empresa de engenharia, consultoria e projetos, e já ocupou cargos como Diretor Executivo da Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Energia Elétrica (APMPE) e Diretor Técnico da Energética-Tech Consultoria.