FIEPE – FIEPE, em Petrolina, realiza capacitação sobre regimes tributários previstos na legislação brasileira
Publicada em 10/03/2016 pela
FIEPE
.
A carga tributária brasileira supera largamente outros países em desenvolvimento, como Argentina e Espanha. E o que as empresas devem fazer para pagar menos tributo e com isso melhorar o ambiente de negócios? Para o consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e especialista em Controladoria, Sérgio Henrique Conceição, o primeiro passo é o entendimento da complexidade do sistema tributário para aperfeiçoar as práticas administrativas e financeiras das organizações. ?Uma vez que eu organizo o fluxo da empresa e tenho conhecimento das normas vigentes, já facilita a procura de melhores práticas e escolha do regime tributário mais adequado que permita o uso da redução de tributos?. A orientação foi passada durante o primeiro Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) de 2016 realizado no último dia 3 de março, na Unidade Regional Sertão do São Francisco (URSF), em Petrolina.
A iniciativa, feita em parceria com a CNI, atraiu analistas técnicos, profissionais da área contábil e fiscal, além de empresários de indústrias de micro e pequeno portes. No conteúdo programático da capacitação, compreensão do sistema tributário brasileiro, quais as regras para escolha do melhor regime tributário para as empresas, apuração de tributos, pontos positivos e negativos de cada regime e as ações da indústria para aumentar a competitividade. ?Além desse conhecimento, outro ponto fundamental é o engajamento das indústrias no associativismo como forma de mudar a realidade?, defendeu o instrutor, conscientizando que a adesão ao sindicato também fortalece o setor e pode combater as elevadas cargas tributárias que impactam o empresário industrial e toda economia.
A apresentação do PDA ?Como pagar menos tributo?? pode ser conferida
aqui
. O próximo encontro está previsto para o dia 14 de abril e o tema será ?Como atender a fiscalização do trabalho?? Os interessados em participar podem entrar em contato com a Unidade Regional Sertão do São Francisco (URSF) pelo e-mail regionalsaofrancisco@fiepe.org.br ou pelo telefone (87) 3861-0554 . Em breve serão divulgados mais detalhes da capacitação, que tem acesso gratuito e vagas limitadas.