FIERN – Representantes sindicais debatem importância da defesa de interesses em período de crise


Publicada em 12/7/2016 pelo

site da FIERN

.

“O sindicato se não atuar é só uma folha de papel na gaveta”. Esta foi a mensagem do presidente do SINDITÊXTIL-PE e consultor da CNI, Oscar Rache Ferreira, durante a sua participação no projeto “Avança Sindicato”, nesta terça-feira (12), na Casa da Indústria, em Natal, como mediador.

Para Oscar Ferreira um sindicato não consegue ser atuante se não formar líderes, prestar serviços, possuir uma boa gestão e relacionamento com associados e órgãos reguladores. ?Hoje estamos aqui para compartilhar conhecimento e também iniciar processos de mudança?, disse.

O bate-papo também contou com o presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica (SINDICER/RN), Vargas Soliz Pessoa, e do presidente do SINPROCIM/BA, José Carlos Soares Telles. Eles foram os convidados desta edição para compartilhar as experiências vividas pelos sindicatos, abordando as dificuldades e caminhos encontrados para superá-las.

Para Soliz, o grande desafio do setor de indústria de cerâmica potiguar é a modernização do processo, para permitir o desenvolvimento de produtos que hoje são adquiridos em estados vizinhos. “Temos uma matéria-prima de qualidade, mas estamos precisando desenvolver a produção, e isso somente é possível através da pesquisa e inovação”, destacou.

O presidente do Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento no Estado da Bahia enfatizou a importância do acompanhamento das ações dos órgãos públicos para buscar formas de viabilizar a indústria local. ?Nós conseguimos mostrar que não aumentar, ou, simplesmente, reduzir alíquotas impulsiona a concorrência gerando emprego e impulsionando a arrecadação?, disse.

O vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, também esteve presente e agradeceu a presença dos debatedores e falou sobre a importância do evento. ?Estamos vivenciando um momento no qual temos que buscar alternativas para manter as empresas fortes, ativas e unidas. Há vários pontos de interesses comuns, convergentes?, enfatizou. O evento também contou com a presença da técnica do PDA/CNI, Maitê Sarmet Smiderle Mello, além de líderes sindicais.

O projeto “Avança Sindicato” é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a FIERN, que visa a disseminação das práticas realizadas no sindicalismo para tornar a instituição mais eficaz.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de parceiros.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.