Fortalecimento das agências reguladoras é fundamental para ampliar investimentos privados no país
O caminho para reverter o elevado déficit que o Brasil apresenta na infraestrutura passa fundamentalmente pelo aumento da participação privada nos investimentos e na gestão dos serviços. Na avaliação da
Confederação Nacional da Indústria (CNI)
, a qualidade das ações regulatórias é um dos fatores determinantes para atrair investidores, uma vez que a aplicação de capitais em longo prazo exige estabilidade de regras e confiança nas agências reguladoras. ?A ideia de se ter agências mais preparadas e profissionalizadas é fundamental para dar segurança às empresas que vão investir em projetos de risco de 20, 30 ou 50 anos. Sem regras claras e confiança, o investimento privado não se materializa?, afirma o diretor de Políticas e Estratégia da CNI, José Augusto Fernandes.
Ele alerta que a crise fiscal no Brasil não permite indefinições. Segundo Fernandes, sem instituições que garantam a segurança do investidor será difícil para o país enfrentar o seu déficit de infraestrutura. ?Investimentos de longo prazo requerem estabilidade de regras e confiança nas instituições reguladoras. Dispositivos que ameaçam a independência das agências e conferem incertezas sobre sistemas de decisão têm contrapartida: a retração do investidor?, diz o diretor da CNI.
Agências independentes e com dirigentes profissionais impactariam de forma positiva a segurança que oferecem às empresas. Segundo o consultor na área de regulação Jadir Proença, que é ex-coordenador do Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação (Pro-Reg) da Casa Civil da Presidência da República, a indicação de gestores e a falta de autonomia orçamentária e financeira são dois dos maiores problemas dos órgãos regulatórios hoje.
AVANÇOS –
Na última década, algumas agências passaram por processos de profissionalização e relevante desenvolvimento dos recursos humanos, assim, avançando em relação à realidade de duas décadas atrás. Mas, para a CNI, é necessário que este ciclo de desenvolvimento seja mais rápido, com a implementação de processos como a homogeneização de regras entre as agências. ?Elas já avançaram bastante, mas ainda podem funcionar melhor. Por exemplo, existem algumas que não têm ouvidorias; outras que o ouvidor é um dos diretores; outras o ouvidor é indicado?, comenta Jadir Proença.
Para o gerente-executivo de Relacionamento com o Poder Executivo da CNI, Pablo Cesário, o próximo ciclo de desenvolvimento do Brasil vai depender ainda mais dos investimentos privados em infraestrutura. ?A velocidade em que estes investimentos acontecem só vai estar de acordo com a necessidade da população quando as agências reguladoras conseguirem melhorar o serviço que elas prestam?, opina. ?As agências reguladoras ideais são aquelas com equipes técnicas independentes e com bons líderes; um processo técnico de consulta do setor privado e da população; e uma forma moderna de criar regras?, completa Cesário.
Propostas da CNI para o fortalecimento das agências:
O que são as agências reguladoras:
COMO ESTRUTURAR AS AGÊNCIAS –
Uma das possibilidades a serem adotadas para fortalecer os órgãos reguladores é criar um marco legal que guie o funcionamento das agências. Esta lei deve homogeneizar regras de número de diretores, cumprimento de prazos, normas de criação de editais e fiscalização. Desta forma, todas as agências terão maior capacidade de garantir estabilidade e previsibilidade de contratos. Sem regras claras e confiança, o investimento privado não se materializa.
Na avaliação da CNI, a forma como os diretores são indicados também deve sofrer mudanças. As agências não devem funcionar como estrutura do governo, mas como órgãos do Estado. As indicações para cargos de liderança devem ser feitas de acordo com o conhecimento técnico e setorial do candidato.
O diretor de Políticas e Estratégia da CNI enfatiza que problemas de tomadas de decisão acontecem quando existe vacância na direção das agências. Segundo ele, agências com diretorias desfalcadas por longos períodos prejudicam a qualidade de funcionamento em virtude de um vácuo de decisões, e causam atrasos em razão da ausência de um fórum apropriado para a tomada de despachos complexos.
A melhora da avaliação prévia dos impactos de uma mudança normativa sobre as atividades do setor regulado é outra medida a ser adotada para melhorar os serviços prestados. ?Quando uma agência faz uma mudança regulatória, ela tem que fazer uma boa avaliação se ela é necessária, qual o custo benefício e se ela vai atingir o objetivo. Isso exige uma autonomia com responsabilidade?, informa José Augusto Fernandes. Ele acrescenta que a acessibilidade das regras e normas também é importante para as empresas e para os cidadãos que são usuários dos serviços.
A CNI defende ainda que as agências se tornem órgãos orçamentários, o que significa que tenham orçamentos separados dos respectivos ministérios. Esta mudança tende a garantir uma independência econômica desatrelada do governo.
CONSEQUÊNCIAS ?
De acordo com o vice-presidente executivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias Base (
ABDIB
), Ralph Lima Terra, o fortalecimento das agências reguladoras trará benefícios tanto para as empresas, quanto para a própria sociedade. ?Na medida em que todos os serviços de concessões públicas são feitos com maior qualidade e assertividade, isso se reflete não só no usuário, como também nos investidores. Ou seja, traz cada vez mais a atenção de investidores para projetos no Brasil?, afirma Terra.
Pablo Cesário ressalta que o fortalecimento das agências também levará benefícios à população, por meio da prestação de serviços, como de eletricidade, telecomunicações e saneamento, com mais qualidade e segurança. Para Jadir Proença, a medida propiciará facilidade de acesso às normas de regulação para que as pessoas possam reivindicar seus direitos. ?A melhora nas agências de regulação traz benefícios tanto para a população, quanto para os empresários. É um jogo de ganha-ganha?, reforça.
SÉRIE ESPECIAL –
As próximas reportagens da série sobre as prioridades para a infraestrutura no Brasil serão publicadas nos dias 2, 9 e 16 de junho. Os temas serão a importância do investimento privado no setor de saneamento; as concessões e modelos para o aumento da participação privada nos transportes; e ampliação da oferta do gás natural.
MAIS DA SÉRIE
Por Gabriel Aragão
Infografia: Daniel Castro
Da
Agência CNI de Notícias