Fórum IEL discute gestão de negócios e atração de investidores internacionais
Entender os aspectos culturais, sociais e econômicos que caracterizam o contexto de negócios fluminense é um dos pontos primordiais para o sucesso comercial das empresas estrangeiras que desejam se instalar no estado. O tema foi discutido no Fórum IEL: Doing Business in Rio, promovido pelo Sistema FIRJAN para apresentar a gestão de negócios do Rio para executivos estrangeiros e brasileiros.
Para Carmem Migueles, professora especialista no diagnóstico estratégico de ativos intangíveis organizacionais da EBAPE-FGV, as maiores oportunidades para a atração de empresas estrangeiras está em segmentos como cultura e arte. “Quando valorizarmos esse patrimônio imaterial, conseguiremos capturar um valor gigantesco para o que temos disponível em nosso território. O estado do Rio tem um potencial enorme, se olharmos para as demandas por bens e serviços e para a força da Indústria Criativa fluminense”, observou.
Segundo ela, são necessárias mudanças no modelo de gestão brasileiro para facilitar a adaptação das empresas internacionais e elevar a competitividade do país em nível global. “Temos um conjunto de recursos fantástico, mas há dificuldade de fazermos o alinhamento entre nosso capital humano, altamente preparado, e nossa riqueza natural. Precisamos aumentar o valor de nossos produtos e planejar o nosso posicionamento usando ao máximo a ideia do Rio como uma cidade festiva e acolhedora”, disse.
De acordo com Roberto Motta, professor especializado em Liderança e Gestão Intelectual, a tomada de decisão do investidor estrangeiro deve considerar as peculiaridades como o complexo ambiente regulatório nacional e o contexto histórico do país e do estado. Ele destacou que, apesar da burocracia e da crise econômica vivida por nós, há fatores positivos capazes de atrair o interesse de empresas internacionais.
“Antes de tudo, a empresa deve definir sua proposta de valor. O Brasil e o Rio de Janeiro têm muitas oportunidades de investimento em virtude do enorme mercado interno, da abundância de recursos humanos e naturais”, declarou o especialista.
Programa Doing Business in Rio
Com o objetivo de facilitar a entrada de empresas internacionais no estado do Rio, o IEL promove o programa Doing Business in Rio. No curso, executivos estrangeiros serão apresentados aos aspectos que distinguem a cultura brasileira, as diferenças entre gerir negócios no Brasil e em seus países de origem, entre outras informações estratégicas.
Alexandre dos Reis, superintendente do IEL, destacou o caráter pioneiro da iniciativa. “O programa é uma oportunidade ímpar de fornecer uma base de conhecimentos para o investidor internacional. Vivemos um momento crítico, mas trata-se apenas de um ciclo. Por isso, é importante discutir como ambientar as empresas que vêm de fora para se instalar em nosso estado”, afirmou.
De acordo com Marco Tulio Zanini, coordenador do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial da EBAPE-FGV, o curso se diferencia por proporcionar mais do que a transmissão de conteúdo. “Já vimos na prática que muitos investimentos estrangeiros não deram certo no Brasil por falta de informações sobre como as coisas funcionam aqui. O curso é uma estratégia para a redução de riscos de quem vem fazer negócios no país e no estado do Rio”, pontuou.
Para mais informações sobre o Programa Doing Business in Rio, entre em contato pelo e-mail iel@firjan.org.br. O Fórum IEL: Doing Business in Rio aconteceu em 17 de março, na sede do Sistema FIRJAN.