Intercâmbio de Lideranças Setoriais fortalece integração entre sindicatos da indústria
Publicada em 11/5/2016 pela GDA.
O Intercâmbio de Lideranças Setoriais foi criado, em 2014, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre líderes empresariais de 15 setores, baseados em diferentes estados, e possibilitar a discussão de temas relevantes para a competitividade da Indústria. Fruto de parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), as federações estaduais e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Intercâmbio já contou com a participação de 360 presidentes de sindicatos dos seguintes setores: alimentação, base florestal, bebidas, calçados, cerâmica, construção civil, gráfico, laticínios, metalmecânico, panificação, plástico, químico e farmacêutico, reparação automotiva, vestuário e têxtil.
Para 2016 estão previstas nove reuniões de Intercâmbio. A primeira delas, do setor de Calçados, foi realizada ontem (10/5), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), e teve como anfitrião o Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb/SC). A avaliação dos participantes é positiva: ?O Intercâmbio é uma oportunidade única para trocar informações e experiências com outros líderes do setor?, afirma o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados no Estado de Minas Gerais (Sindicalçados/MG), Jânio Lemos. ?Além de discutir dificuldades comuns às indústrias calçadistas, conhecemos melhor a atuação das federações e da CNI na representação do setor e no incentivo ao associativismo?, completa.
2º Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria de Calçados
Outro resultado positivo do Intercâmbio é fortalecimento da Rede Sindical da Indústria, uma vez que as lideranças participantes são convidadas a integrar a Rede Sindical do seu setor. Segundo a gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti, ?a formação da Rede Sindical é uma consequência natural dessa aproximação entre os sindicatos empresariais. Ao fazer parte da Rede, os líderes podem dar continuidade às discussões iniciadas no Intercâmbio, assim como abordar novos temas?.
Calendário
? Além do Intercâmbio da Indústria de Calçados, o do setor de Bebidas também acontecerá em maio, no dia 17, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Confira a seguir a programação completa.
Caso o presidente do seu sindicato tenha interesse em participar do Intercâmbio, procure a Federação das Indústrias do seu estado para mais informações.