Ministério do Meio Ambiente coloca em consulta pública plano para produção e consumo sustentáveis
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) colocou em consulta pública a proposta preliminar com as diretrizes para implantação do 2º ciclo do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS). Empresários fluminenses podem enviar contribuições e comentários sobre as ações descritas no documento, que deve nortear o estabelecimento de novos padrões de produção e consumo para o setor industrial em geral, para a construção civil e para a agroindústria.
Para organizar a demanda da indústria fluminense, a FIRJAN está consolidando as sugestões de seus associados, e as enviará ao MMA. As empresas interessadas em participar da consulta pública podem enviar suas sugestões até 11 de maio para a Federação, pelo e-mail meioambiente@firjan.org.br.
Antes da abertura da consulta pública, o Ministério de Meio Ambiente recebeu contribuições de diferentes entidades. O Sistema FIRJAN, em articulação com a CNI, Federações e Associações Setoriais, fez sugestões ao projeto inicial, alinhando as ações à realidade da indústria fluminense.
Produção e Consumo Sustentáveis
O Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis divide-se em 10 eixos temáticos, entre os quais Indústria, Varejo e Compras, além de seções específicas para Construção e Agricultura Sustentável. Estão sendo debatidos aspectos como diminuição da geração de resíduos, do consumo de energia e ampliação do uso de recursos renováveis.
Segundo Carolina Zoccoli, especialista em Meio Ambiente da Federação, o plano vai propor mudança de práticas em todas as etapas: produção, distribuição, consumo e descarte, com foco na redução de desperdícios; e por isso gera riscos e oportunidades.
“Como em toda tratativa de sustentabilidade, os riscos são para empresas que ainda não têm gestão eficiente de recursos, que podem se distanciar ainda mais do mercado. E as oportunidades são para as empresas que já estão inseridas nesse processo, identificando maneiras de tornar a indústria ainda mais competitiva”, detalhou Carolina.
A FIRJAN receberá as propostas das empresas interessadas em participar da consulta pública até 11 de maio. Para participar, basta solicitar o formulário pelo e-mail meioambiente@firjan.org.br.
As contribuições também podem ser realizadas individualmente, com o preenchimento do formulário eletrônico disponível no site do Ministério de Meio Ambiente, até 15 de maio.