Novo documento facilita transporte internacional temporário para empresas brasileiras
A partir de agora, empresas brasileiras terão mais facilidade para exportar e importar bens temporariamente. O ATA Carnet, novo documento que funciona como passaporte aduaneiro internacional, permite que pessoas jurídicas ou físicas transportem produtos com isenção de impostos pelo prazo de 12 meses. A emissão no Rio de Janeiro é feita pela FIRJAN Internacional.
Com a simplificação do trânsito de mercadorias, os empresários passam a ter mais segurança e menos burocracia para participar de feiras ou exposições no exterior. O ATA Carnet reduzirá custos e riscos de apreensão de mostruário em aduanas, além de poupar tempo no preparo de documentação para exportação e importação temporária.
A emissão do documento será online através do link www.ata.cni.org.br. O Brasil é o primeiro país do Mercosul a aderir ao sistema. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), através das Federações de Indústria, venceu o edital público para ser a única instituição garantidora e emissora do ATA Carnet no Brasil.
Para mais informações sobre valores, prazos e formas de emissão, os interessados podem entrar em contato com a FIRJAN Internacional pelos telefones (21) 2563-4229 / (21) 2563-4647 / (21) 2563-4227 ou pelo e-mail atacarnet@firjan.org.br.
(Com informações do Sistema FIRJAN)