Produção industrial em novembro é a mais baixa em cinco anos

A atividade industrial teve a queda mais intensa em novembro em cinco anos. O índice de evolução da produção registrou 40,9 pontos e é o menor para o mês desde o início da série histórica, iniciada em 2010. As informações são da

Sondagem Industrial

, divulgada pela

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

nesta quinta-feira (17). Os indicadores variam de zero a cem pontos. Valores abaixo de 50 indicam queda na produção.

Embora a utilização da capacidade instalada (UCI) esteja constante desde julho, em 66%, o indicador está sete pontos percentuais abaixo do registrado em novembro 2014. O índice de utilização da capacidade instalada efetiva-usual caiu de 34,5 pontos, em outubro, para 33,6 pontos, em novembro. Quanto mais abaixo dos 50 pontos, maior o desaquecimento.

A queda na produção permitiu um ajuste dos estoques, que recuaram em novembro. O índice de evolução dos estoques ficou em 48,7 pontos, próximo da linha dos 50 pontos, o que indica estabilidade. No entanto, os estoques da indústria continuam excessivos. O índice de estoques em relação ao planejado registrou 51,4 pontos. Valores acima dos 50 pontos sinaliza estoques maiores que o planejado.

O emprego continua a cair no segmento industrial. O índice da evolução do número de empregados registrou 42 pontos em novembro. Como se mantém abaixo da linha dos 50 pontos, o indicador sinaliza queda nos postos de trabalho na indústria.


PESSIMISMO

? O desaquecimento da economia e do segmento industrial mantém os empresários pessimistas em dezembro. As expectativas para a demanda, as compras de matéria-prima e número de empregados para os próximos seis meses estão negativas, com indicadores abaixo dos 50 pontos. Enquanto o índice de demanda registrou 41,8 pontos neste mês, o de compras de matéria-prima assinalou 40,5 pontos e o de número de empregados foi de 40,3 pontos.  Somente as perspectivas para as exportações se mantém estáveis, com 50,1 pontos em dezembro.

O pessimismo continua afetando as intenções de investimento para os próximos meses, cujo índice, em dezembro, assinalou 42,4 pontos.

A Sondagem Industrial foi feita entre 1º e 11 de dezembro, com 2.374 indústrias de todo o país. Dessas, 993 são pequenas, 831 são médias e 550 são de grande porte.




SAIBA MAIS

– Acesse a página da

Sondagem Industrial

para conhecer todos os detalhes da pesquisa.

Por Maria José Rodrigues

Da

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de parceiros.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.