Professor da Universidade de Jena avalia que negociações globais são morosas e sem muita efetividade




Diretor-executivo da entidade Ano Internacional do Entendimento Global e professor da Universidade de Jena, na Alemanha, o professor de Geografia Benno Werlen afirmou que as negociações internacionais, além de complicadas, são de difícil efetividade. Ele disse, em entrevista à

Agência CNI de Notícias

, que não é otimista quanto ao sucesso do acordo global a ser firmado durante a Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP21, que terminará neste sábado (12), em Paris.

Representantes de mais de 190 países estão reunidos desde o dia 30 de novembro, na França, onde buscam consenso para que a temperatura do planeta não aumente em mais de 2º C até o fim do século. A COP21 terminaria nesta sexta-feira (11), mas a reunião foi estendida por mais um dia para que os termos da negociação sejam concluídos.

Um dos painelistas do encontro

CNI Sustentabilidade

, realizado em setembro no Rio de Janeiro, Benno Werlen observou que somente uma mudança cultural será capaz de reduzir as emissões de dióxido de carbono em nível suficiente para a diminuição do aquecimento global. O evento no Rio teve como tema

Mudanças Climáticas: desenvolvimento em uma economia global de baixo carbono

e foi palco de debates sobre as perspectivas para a COP21.

Para debater os assuntos que estão na pauta da COP21, a Agência CNI de Notícias exibe uma série de trechos de entrevistas gravadas com participantes do CNI Sustentabilidade. Confira o último vídeo, com o comentário de Benno Werlen:

Mais notícias

Por Diego Abreu

Vídeo: Rafael Monaco e Gilberto Alves

Da

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de parceiros.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.