Projeto da CNI ajuda a aperfeiçoar condomínios sindicais


Publicado em 10/10/2016 pela Agência CNI de Notícias

A gestão compartilhada entre sindicatos é algo crescente no Sistema de Representação da Indústria. Só em 2015, eram 42 condomínios sindicais em operação, reunindo 450 sindicatos vinculados a 23 federações estaduais de indústria. Neles, dois ou mais sindicatos compartilham recursos ? humanos, materiais e/ou espaço físico ?, executam processos similares e dividem custos, com o objetivo de aprimorar sua atuação.

Para ajudar as federações e os sindicatos a tornarem esse modelo de gestão cada vez mais eficiente, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou o projeto Condomínio Sindical. A primeira fase do projeto resultou no documento Condomínio Sindical ? modelos e operação. Elaborado por um Grupo de Trabalho composto pela CNI e por representantes das federações de indústria dos estados do Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e Paraná, o documento apresenta três modelos de condomínio sindical ? básico, intermediário e avançado ? e detalha as respectivas funções, atividades e subatividades, assim como fatores comuns a todos.


PILOTO

– Utilizando esse documento como base, em setembro teve início a fase piloto de otimização de condomínios sindicais, realizada em parceria com as federações do Acre, Alagoas, Maranhão, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Nessa fase, um condomínio sindical de cada um desses estados receberá o apoio de uma consultoria técnica fornecida pela CNI. “Fazemos um diagnóstico do funcionamento do condomínio e das expectativas dos sindicatos e da federação do estado e propomos um plano de ação para aperfeiçoar seu funcionamento “, afirma Camilla Cavalcanti, gerente-executiva de Desenvolvimento Associativo da CNI.

O Acre inicia hoje a implantação do piloto, que envolverá os 10 sindicatos sediados no Espaço Sindical da Federação de Indústrias do Estado do Acre (FIEAC). Os outros quatro estados envolvidos no piloto já iniciaram as atividades, que serão concluídas em dezembro.

No início de 2017, a CNI fará uma nova consulta às federações a fim de selecionar mais 10 condomínios sindicais para participar do projeto. Outros sete estados – Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Sergipe ? já manifestaram interesse em desenvolver o projeto.

Confira na imagem o perfil dos condomínios em cada estado que participa do projeto piloto até dezembro de 2016


ATENDIMENTO À IMPRENSA

Gerência de Jornalismo da CNI

(61) 3317-9578 / 8917 / 9825

imprensa@cni.org.br

http://www.portaldaindustria.com.br/

http://www.bancodemidia.cni.org.br



https://www.facebook.com/cnibrasil

http://www.youtube.com/user/cniweb

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de parceiros.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.