Satisfação com a vida é a menor em 17 anos, informa CNI

Os brasileiros nunca estiveram tão insatisfeitos. Em março, o

índice de satisfação com a vida

, que caiu 2,8% ante dezembro de 2015, atingiu 92,4 pontos, o menor patamar desde o início da série histórica, iniciada em março de 1999.

As informações são da pesquisa divulgada pela

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

nesta terça-feira (5). Na comparação com março de 2015, a queda no indicador foi de 2,4%.

O Índice de Medo do Desemprego teve alta de 4,1% em março ante dezembro de 2015 e registrou 106,5 pontos no mês passado. Esse foi o segundo maior indicador da série histórica, iniciada em 1999. Na comparação com março de 2015, o índice cresceu 7,8%.

Segundo a pesquisa, o medo do desemprego aumentou mais fortemente entre dezembro de 2014 e março de 2015. ?Desde então, a continuidade do crescimento do índice indica que as expectativas dos brasileiros em relação ao mercado de trabalho continuam a se deteriorar?, destaca o documento da CNI.

A economista da CNI Maria Carolina Marques explica que o medo do desemprego afeta o índice de satisfação com a vida. ?Além disso, outras questões que estão pesando na insatisfação dos brasileiros são as crises econômica e política, que geram um cenário de incertezas?, destaca. O levantamento foi feito com 2.002 pessoas em 142 municípios entre 17 e 20 de março.

ENTREVISTAS

– A Agência CNI de Notícias também conversou com algumas pessoas sobre o tema da pesquisa. Confira:

Sílvia Oliveira

Estou desempregada há quase um ano e, por isso, precisei mudar meus hábitos de consumo. Estava fazendo faculdade e tive de trancar porque não tenho como pagar. Tenho duas filhas e não posso mais dar as coisas que elas pedem. Hoje eu só compro o necessário no supermercado

Sílvia Oliveira

Desempregada

Rodrigo Rodrigues

Me preocupo porque os preços aumentaram bastante. Sentei com minha esposa e combinamos de cortar alguns gastos como carnes e frutas, e até diminuir alimentos como arroz e feijão. Nosso limite seria R$400, mas estamos gastando mais de R$600 todos os meses. As coisas estão ficando cada vez mais caras e quem é pai de família sempre sente

Rodrigo Rodrigues

Chefe de fila de restaurante

Maria Lúcia

A crise afeta quem está querendo trabalhar. Fiz vários cursos e, mesmo assim, não consigo emprego na área. Está muito difícil conseguir emprego, mesmo se a gente se profissionalizar. As empresas estão fechando as portas e prejudicando todo mundo

Maria Lúcia

Desempregada

Leonardo Torres

Tenho medo de ficar desempregado e conheço pessoas que perderam o emprego nos últimos tempos.  A perspectiva não parece ser muito boa. Estou mudando meus hábitos de consumo, economizando, cortando gastos e reduzindo para ajustar no orçamento

Leonardo Torres

Engenheiro agrônomo

– Acesse a página do

Índice do Medo do Desemprego e de satisfação com a vida

para conhecer todos os detalhes.

Por Maria José Rodrigues

Colaborou: Gabriel Aragão

Vídeo: João Pimentel e José Paulo Lacerda

Fotos: José Paulo Lacerda

Da

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

• REPRESENTATIVIDADE

Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

• COMPETITIVIDADE

Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de parceiros.

• PRODUTIVIDADE

Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

• QUALIDADE DE VIDA

Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.