SENAI apresenta soluções em conferência de tecnologia
A Indústria 4.0 no Brasil e no estado do Rio foi destaque na apresentação do gerente do IST Automação e SimulaçãoFoto: Vinícius Magalhães
O Sistema FIRJAN participou de um dos principais eventos de tecnologia da América Latina, a Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos (Coteq). Além de realizar palestras relacionadas ao tema da feira, o Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Solda contou com um estande no local, onde apresentou seu portfólio de soluções para indústrias e serviços de educação profissional.
“O objetivo foi criar proximidade com as empresas, especialistas e pesquisadores da área. Foi também uma oportunidade de atualização técnica, de intercâmbio de experiências e de prospecção de clientes”, explicou Lincoln Gomes, gerente do IST Solda.
Ele abordou temas como a qualificação da mão de obra, as novas tecnologias de inspeção disponíveis para a indústria e o seu papel na Indústria 4.0 em um debate sobre a importância e as demandas por inspeção industrial na área da soldagem. No evento, também foi divulgado um artigo técnico sobre inspeção de soldas, de sua autoria, em parceria com Daniel Drumond, especialista em Serviços Tecnológicos do IST Solda.
Outro destaque da participação da FIRJAN foi a palestra de Norma Moraes, coordenadora de Produto e Certificação Profissional do Instituto, que falou sobre a importância da qualificação e certificação de pessoas no âmbito de pintura industrial e soldagem de materiais metálicos.
IST Solda apresentou soluções para indústrias e serviços de educação profissional
Realidade aumentada
Maurício Ogawa, gerente do IST Automação e Simulação, apresentou o cenário atual da indústria 4.0 no Brasil e no estado do Rio. Ogawa destacou também alguns casos de sucesso do IST Automação e Simulação no desenvolvimento e aplicação de projetos com tecnologias virtuais para empresas.
Entre as iniciativas, está uma parceria estabelecida com a Embraer, que pela primeira vez adotou a Realidade Aumentada em sua linha de produção. A iniciativa tem o objetivo de reduzir o tempo de troca de ferramentas e montagem de perfis de fibra de carbono nas estações de usinagem robotizada. Este projeto possibilitou redução significativa do tempo de preparação da estação do robô e a inspeção final do produto, aumentando também a qualidade e confiabilidade do processo.
“Além disso, temos outros projetos em negociação e em andamento na área de Tecnologias Virtuais com algumas empresas, como o Exército Brasileiro e Vale e Glaxo, significando uma sólida promessa de aprendizagem, conhecimento e desenvolvimento dos cenários possíveis da Indústria 4.0 em nosso estado”, disse Ogawa.
A programação do Coteq contou com mais de 250 apresentações técnicas, painéis de debates, mesas-redondas, sessões e palestras especiais sobre ensaios não destrutivos, inspeção, integridade de equipamentos, corrosão e pintura, análise experimental de tensões e comportamento mecânico dos materiais.
O evento aconteceu de 15 a 18 de maio, no hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca.