TV Globo faz reportagem sobre o apoio da Rede CIN para pequenas empresas exportadoras

Mulher manipula colar


Em 2015, a Rede CIN fez mais de 43,3 mil atendimentos a 6.612 empresas

Pequenas empresas têm tanto potencial quanto as grandes para exportar. Mas o processo de preparação até fechar negócios pode ser difícil, se feito sozinho. Por isso, a Rede  Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (

Rede CIN

), coordenada pela

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

, ajuda indústrias em todos os estados brasileiros a passar pelas etapas até concretizar a operação no comércio exterior.

Prova disso é a

Caleidoscópio

, marca alagoana de joias artesanais, comandada pelas irmãs Janine e Renata Fontan, e pela mãe da dupla, Maílda. Elas tiveram o suporte do CIN-AL, da Federação de Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), para conseguir levar as peças ao exterior. A história delas foi destaque do programa

Pequenas Empresas & Grandes Negócios

no último domingo (9).

“Eles possibilitam que a gente consiga informações que muita gente não sabe que existe. Todo esse treinamento e informações são possíveis por meio da Rede CIN”, afirma Janine Fontan. O diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, explicou que essa preparação vai desde a sensibilização até as capacitações e cursos. E alertou que é preciso ir com calma, pois os resultados não são imediatos. “O processo de comércio exterior não acontece de um dia para o outro, tem que ter paciência, é de longo prazo, mas ele tem uma durabilidade maior também”, afirmou.


REDE CIN

– A Rede CIN está presente nas federações estaduais de indústrias de todos os estados brasileiros. Em 2015, a Rede CIN fez mais de 43,3 mil atendimentos a 6.612 empresas. Os serviços mais demandados foram a emissão do Certificado de Origem – mais de 33 mil emitidos – e a preparação para a exportação: a Rede CIN realizou 2.520 capacitações no ano passado. Entre as empresas atendidas, 2 mil já são exportadoras. Elas negociaram US$ 17 bilhões com mercados internacionais em 2015, o que corresponde a 9% das exportações brasileiras no ano passado. Acesse o site da Rede CIN.


ASSISTA

– Veja a reportagem completa no site do

Pequenas Empresas & Grandes Negócios

.

Por Ariadne Sakkis

Imagem: Reprodução/TV Globo

Da

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de parceiros.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.